domingo, 5 de maio de 2013

NOVELA PASSIONAL: Camilo Castelo Branco


NOVELA PASSIONAL: Camilo Castelo Branco

                A novela passional foi o gênero em que Camilo Castelo Branco mais se destacou, sendo o seu definidor e o seu maior representante em Portugal. A novela é um gênero controvertido, que, em linhas gerais, se diferencia do romance no tratamento das personagens do enredo. Caracteriza-a o condensamento da ação, do tempo e do espaço, bem como um ritmo apressado no desenvolvimento da intriga. A histórica em geral é contada linearmente e as descrições de cenário e personagens são rápidas.
                A novela camiliana da fase inicial constrói-se a partir de um esquema mais ou menos comum. Normalmente o protagonista é um jovem de vida desregrada, que se deixa corromper pela vida social urbana. A seguir envolve-se com uma moça, e, a partir daí, podemos ter dois tipos de desfecho: ou ele a abandona, enfastiado, ou deseja casar-se com ele e se regenerar, mas o pai da moça não aceita, pretendendo casá-la com um homem mais rico e mais ajustado socialmente.
                O triangulo amoro é outro ingrediente da novela camiliana, que normalmente conta com a oposição de mulheres de tipos diferentes: a mulher-anjo, delicada, pura e frágil, em oposição à mulher fatal, mais independente e sedutora, e como ocorre em Amor de salvação.
                Esses perfis femininos são contrapostos quase com a finalidade de satirizar a falsa vida conjugal feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário